MIN. DA SAÚDE



Além do saboroso, o consumo de peixe é muito nutritivo e deveria estar sempre em nossa alimentação. Para começar, o peixe é rico em proteínas, como qualquer outra carne. Por isso, quem quer deixar de lado a carne vermelha, estará bem nutrido comendo peixe. Além disso, tem grande quantidade de minerais, entre eles cálcio, fósforo, iodo e cobalto, e é também fonte das vitaminas A, D e B.

Você tem dúvidas sobre quais peixes são de escamas e quais são de couro?



Agora você não precisa mais se preocupar, com essa lista você tira as suas dúvidas e fica tranquilo para consumir este alimento tão saboroso e saudável!


PEIXES COM ESCAMAS E SEM ESCAMAS
(Nomenclatura usada em São Paulo)

PEIXES COM ESCAMAS DE ÁGUA SALGADA:

ABROTEA
ANCHOVA
ARENQUE (HERRING)
ATUM
BACALHAU
BADEJO
BARBADO
BETARA
BONITO
CAMBUCU
CASTANHA
CAVALA
CAVALINHA
CHERNE
CORVINA
GAROUPA
GORDINHO
LINGUADO
MANDI
MANJUBA
MERLUZA
MERO
NAMORADO
OLHETE
PARGO
PESCADA: Amarela, Branca, Inglesa, Do Sul, Maria Mole, Tortinha
ROBALO
SALMÃO
SALMONETE
SARDINHA INTEIRA FRESCA.
SOROROCA
TAÍNHA

PEIXES COM ESCAMAS DE ÁGUA DOCE:

CARÁ
CARPA
CORIMBATÁ
DOURADO
LAMBARI
MANJUBA
PIAU
TILÁPIA
TRAÍRA
TRUTA

PEIXES SEM ESCAMAS DE ÁGUA DOCE:

BAGRE
BOTO
PINTADO (CONHECIDO, TAMBÉM, COMO SURUBIM OU SURUBIM-PINTADO)

PEIXES SEM ESCAMAS DE ÁGUA SALGADA:

ANJO
ARRAIA
BAGRE
BALEIA
CAÇÃO
CAÇONETE
ESPADA
GOLFINHO
MORÉIA
MACHOTE
PEIXE-PORCO
PEIXE-SERRA
TUBARÃO
VIOLA
VONGOLE










Alimentos e hábitos que aumentam o risco de ter câncer :
Os mais perigosos são: gorduras de origem animal, carne vermelha, fumo, café, sal em excesso e álcool.
1.Gorduras de origem animal. Aumentam a possibilidade de câncer de mama – o mais comum nas mulheres; câncer de próstata, o mais comum nos homens, e 3,6 vezes mais freqüentes em quem come muita gordura; câncer do intestino grosso – o segundo câncer mais comum nas mulheres e o terceiro nos homens. (Ann. Int. Med., 1993; 118; 793-803.)
1. Carne. Também está amplamente demonstrado que a carne vermelha aumenta o risco de câncer do intestino grosso (N. Eng. J. Med., 1990; 323: 1664-72). O uso de carne vermelha, ou de aves ou até de peixe, mais de 3 vezes por semana, parece mais do que dobrar o risco de câncer de bexiga (Adventist Health Study). Por isso, mais uma vez Ellen White estava certa quando disse em 1909: “Se a alimentação de carne foi saudável algum dia, é perigosa agora. Constitui em grande parte a causa dos cânceres, tumores e moléstias dos pulmões.” – Conselhos Sobre Saúde, pág. 133.
2. Fumo. É disparado a maior causa evitável de câncer. Seus cânceres prediletos são: de pulmão, de lábios, garganta, boca, esôfago, bexiga, pâncreas, leucemias e mielomas. (Current Med. Diag. Treat. págs. 4 e 5, 1994 e Adventist Health Study; LLU Scope, Julho-Setembro, 1991.) A grande notícia aqui é que vários estudos detalhados mostraram que parar de fumar causa uma diminuição significativa do risco de câncer de pulmão e bexiga, mesmo nas pessoas que fumaram centenas de milhares de cigarros. (Ann. Int. Med., 1º de maio de 1998, vol. 28, págs. 771 e 772.).
3. Café. Aumenta o risco de câncer de intestino grosso e bexiga, nos homens (Am. J. Public Health, 1984, 74:820-803), e muito provavelmente seja responsável por boa parte dos casos de câncer de pâncreas.
4. Comidas muito salgadas. Aumentam o risco de cânceres gastrointestinais, de nariz e de esôfago.
5. Álcool. O consumo contínuo de álcool, mesmo que moderado, aumenta o risco de câncer em vários órgãos: mama, língua, boca, orofaringe, fígado e esôfago (Ann. Int. Med., março de 1984; 100:405-416). Intestino grosso e reto: “Nos homens, o uso do álcool (especialmente cerveja) está definitivamente associado a um risco maior de adenomas do reto e do cólon”. – Gastroenterology, maio de 1993.

Nenhum comentário:

Postar um comentário